quinta-feira, 6 de outubro de 2011

APRESENTO MINHA CIDADE



APRESENTO:
MINHA CIDADE

CACHOEIRA DO SUL











Minha cidade,é muito rica e bela,há inúmeros lugares que aquele que viesse visita-lá,jamais poderia deixar de conhecer.Vamos começar a visita pela nossa catedral;CATEDRAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
A catedral Nossa Senhora da Conceição é a Matriz eclesiastica de Cachoeira do Sul.





Aproveitando a visita que fizemos a Catedral,vamos conhecer também o Chateau d”Eau.
Situado na Praça Balthazar de Bem,entre a prefeitura e Catedral Nossa Senhora da Conceição,é consirerado um dos principais símbolos da cidade, com suas ninfas colunas e a imagem de Netuno.Foi inaugurado em 1929,na época o Chateau d”Eau fez parte do sistema de distribuição de água da segunda hidráulica da cidade que também era composta pela praça Borges de Medeiros.

Uma das praças mais bonitas da cidade,que não podem deixar de conhecer é a praça José Bonifácio Gomes.
É um marco histórico situado no coração da cidade,tem sua existência referida pela primeira vez em 1830,quando a Vila Nova de São João da Cachoeira estava completando dez anos de emancipação política.São 167 anos de história de,de muitas denominações(Praça do Pelourinho,Ponche verde,do Marco das Palmeiras) e de modificações diversas no seu aspecto.
Todos os domingos esta fonte é ligada a partir da dezenove horas,vale a pena conferir....

Outra beleza Cachoeirense é a PONTE DO FANDANGO

Inaugurada em 1961,foi a primeira deste tipo construída no Brasil, e na época, a segunda em extensão no mundo.Sua construção dotou Cachoeira de uma importante via de acesso de mais um ponto turístico.
É um dos principais e mais importantes cartões postais de Cachoeira do Sul,tem 150 toneladas,180 metros de comprimento de uma márgem a outra do Rio Jacuí.
A ponte facilitou o crescimento econômico da cidade e o acesso ao resto do estado, a entrada de mercadorias e o escoamento da produção agrícola do município.



Estão lembrados desta antiga casa?


É a Casa da Aldeia.....

Bairro onde moro, gosto e me orgulho muito por morar no local onde deu-se o início da história de Cachoeira do Sul.
Vamos conhecer um pouco mais desta história............
Em 1769 um grupo de índios missioneiros foi transferido do Morro do Botucaraí(hoje Candelária,cidade vizinha de Cachoeira do Sul) e aldeado no Passo do Fandango,às márgens do Rio Jacuí,onde,na parte mais elevada,contruíram uma pequena capela dedicada a São Nicolau.
Em 1820 a freguesia de São joão da Cachoeira conquistou a condição de vila,tendo seus limites gográficos separados do município de Rio Pardo.
Os habitantes da Aldeia,instalados em torno da pequena capela,constituíram o núcleo urbano inicial da vila.É no local,denominado ainda hoje de Aldeia,que existe uma construção em estilo colonial português conhecida como Casa da Aldeia.
Registros da Câmara de Vereadores datados d 18 de abril e 19 de maio de 1849 relatam o pedido de um morador da vila requerendo por parte de sua mulher,Joaquina Maria de São Jozé,da nação guaraní,um terreno devoluto na Aldeia e autorização para a construção de moradia .Ao longo dos anos,utilizada em por diferentes moradores e para diferentes fins,é considerada como o exemplar mais antigo do início da urbanização da cidade.
Em 2003, a organização Defender adquiriu metade deste imóvel,então abandonado,com o objetivo principal de restaurar e preservar a memória da cidade.
Em 2005 a Casa da Aldeia é tombada como Patrimônio Histórico-Cultural de Cachoeira do Sul e no ano seguinte a Defender adquire o retante do imóvel,além de receber o apoio e a participação dos moradores do Bairro no cuidado e na defesa da integridade do imóvel.
Em 2009 a Casa da Aldeia completou 160 anos de existência e a Câmara Municipal de Vereadores decretou o Ano da Casa da Aldeia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário